Publicações

Planejamento Patrimonial e Sucessório: qual impacto da Reforma Tributária?

22/10/2024

Nos últimos anos, as famílias têm enfrentado um ambiente tributário em constante evolução. Questões como as recentes mudanças legislativas têm gerado impactos significativos nos ativos, tornando o planejamento patrimonial uma necessidade cada vez mais premente.

Pensando nisso, nós, do Stussi de Vasconcellos Advogados, separamos os principais pontos para ajudar você a garantir a preservação e o crescimento do patrimônio ao longo das gerações.

Como começar o planejamento patrimonial?

A holding familiar é uma das ferramentas mais utilizadas em um planejamento patrimonial e sucessório. Com ela, é possível alcançar economia tributária, não apenas na sucessão, mas também em operações imobiliárias. Basicamente, trata-se de uma estrutura legal e financeira que consiste na criação de uma empresa para deter e administrar os bens e ativos de uma ou mais famílias.

Como as mudanças tributárias impactam o patrimônio das famílias?

Nos últimos anos, o tema tem sido discutido pelo Executivo, sobre um possível aumento no ITCMD, que possui alíquota máxima de 8%. Contudo, a Reforma Tributária instituída pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023, alterou o art. 155 da Constituição Federal para definir que o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) será progressivo de acordo com o valor da herança ou doação. Vale ressaltar que um imposto progressivo é aquele em que a alíquota aumenta à medida que o valor do objeto tributado cresce.

Por que fazer um Planejamento Patrimonial?

O custo hoje da sucessão via inventário gira entre 10% e 15% do valor real do patrimônio, incluídos custos de ITCMD, taxas e emolumentos cartoriais e honorários advocatícios. No entanto, com as alterações legislativas em andamento, podemos observar um aumento desse custo para até 25% do valor real do patrimônio. Com um planejamento patrimonial bem estruturado, é possível que haja redução em até 90%.

Além da economia tributária, é preciso trazer uma maior proteção desse patrimônio construído ao longo da vida. Outro ponto relevante é a realização da sucessão em vida, reduzindo ou mesmo evitando o atrito entre herdeiros.

_

Nossa equipe preparou um guia gratuito e exclusivo, sobretudo, para famílias, investidores e empreendedores que buscam sucesso perene para seus respectivos patrimônios construídos durante toda uma vida. Acesse aqui.

Caso fique com alguma dúvida, entre em contato com nosso time.

Publicações relacionadas

Qual a importância da consultoria jurídica empresarial?

Em um ambiente de negócios dinâmico e desafiador, as empresas enfrentam uma variedade de obstáculos que […]

Leia mais +

Estratégias jurídicas para lidar com questões de concorrência e antitruste

A concorrência leal é um pilar essencial do ambiente empresarial, promovendo a inovação, a eficiência e […]

Leia mais +

Sucessão Patrimonial e Reforma Tributária

Como reduzir custos com um bom planejamento Com a reforma tributária brasileira é preciso ficar alerta, […]

Leia mais +